Ficha de acompanhamento

 

 

Permite efetuar o apontamento da ficha de acompanhamento dos alunos, podendo ser bimestral ou mensal.

 

 

Pré-requisitos:

• Necessário que o tipo do modelo de avaliação (Rede de ensino > Cadastros > Acadêmico > Modelo de avaliação descritiva) esteja cadastrado como ficha de acompanhamento.

• Necessário que o modelo de avaliação descritiva esteja associado à turma (Rede de ensino > Cadastros > Acadêmico > Turma regular).

 

 

Os links abaixo auxiliam a navegação na tela:

Apontar

Informações do aluno

 

 

Apontar - Tela destinada à realização do apontamento da ficha de acompanhamento. Os filtros Série, Ficha de acompanhamento e Apontamento devem ser informados.

A coluna avaliação exibirá as seguintes situações: ‘Concluída’, ‘Não realizada’ e ‘Incompleta’.

Obs. 1: caso o apontamento definido seja mensal, serão exibidos os meses compreendidos no período letivo do calendário vigente da escola.

 

Para realizar o apontamento, clique no nome do aluno desejado. Abaixo do nome serão disponibilizadas as áreas de conhecimento com seus respectivos eixos e opções de avaliação.

Obs. 2: a área de conhecimento marcada como exclusivo para aluno com deficiência e, além disto, exclusivo para aluno que possui parecer descritivo, será exibida apenas na avaliação dos alunos que possuem os citados campos marcados como ‘Sim’ nos seus cadastros.

 

Se a expressão da avaliação for do tipo livre, o usuário terá disponível um campo para digitação do texto. Se for do tipo padronizada, o campo para avaliação irá exibir caixas de seleção, permitindo selecionar uma ou mais opções. Além disso, o botão Limpar resposta poderá ser selecionado para manter a resposta em branco. Se for do tipo número inteiro, o campo para avaliação permitirá a seleção ou inserção de números. Caso tenha sido cadastrado valor mínimo ou máximo e o usuário inserir um valor que esteja fora do intervalo, o sistema não irá aceitar.

Clique em Gravar para concluir o cadastro.

Início da página

 

 

Informações dos alunos - Tela destinada a visualizar os dados de cada aluno, como notas, faltas, resultado final, resultado de progressão parcial dos anos anteriores, avaliação qualitativa, frequência, se o aluno possui alguma deficiência e se o aluno recebe algum atendimento especializado. Clique no botão Informações do aluno e a ficha será exibida.

Início da página

 

 

Dicas e estratégias

• Esse apontamento é compartilhado com todos os professores da mesma área de conhecimento no Diário de Classe Online.

• O bloqueio do curso/ período é definido na tela de bloqueio de apontamento de cursos (Rede de ensino > Cadastros > Acadêmico > Bloqueio de apontamento de cursos). Caso o período esteja bloqueado, será exibida a mensagem: O apontamento desta funcionalidade encontra-se bloqueado neste bimestre/unidade.

• O aluno com situação não frequente não será exibido na listagem da turma para apontamento. Caso a matrícula deste aluno seja ativada, o mesmo constará na lista para apontamento a partir da data de retorno informada.

• Alunos que tenham nome social informado em seu cadastro, terão, além do nome civil, o nome social exibido neste módulo.

• Caso tenha sido registrada conclusão de período (Alunos > Turmas > Apontamentos > Registrar conclusão do período), o apontamento não poderá ser realizado e aparecerá a mensagem: “Não é permitido realizar o apontamento pois o período está concluído.”.

Início da página